terça-feira, 23 de janeiro de 2018

VIAGEM LONGA: IR DE TRAILER OU DE AVIÃO?

Olá pessoal!

Estamos de volta com mais algumas dúvidas inquietantes para quem pensa em adquirir sua "casinha móvel":
_ Investindo num trailer (ou motor-casa), as viagens convencionais (avião/ônibus etc) acabaram?
_ Ir com o trailer é sempre a opção mais vantajosa ?
_ Enfim; para viagens longas? Trailer ou Avião?




Esse é um tema complexo e difícil de abordar. Para fazer um comparativo de valores entre as duas opções o número de variáveis a serem trabalhadas é enorme.
Nossa intenção aqui não é nos aprofundar em cálculos extensos de economia, mas sim compartilhar experiências.
Portanto, vamos entrar nesse assunto mantendo a leveza (do jeito que só quem não é especialista, consegue fazer 😉 rsrsrs)

Primeiro é preciso que se diga que as duas opções são válidas. Apenas são "abordagens diferentes".
Na opinião de quem vos escreve, a viagem de avião, por exemplo, tem como foco principal o destino (seja cidade, parque ou país que se deseja visitar).



Nesse tipo de viagem o trajeto tem pouca importância. Geralmente é a opção ideal quando o tempo para a viagem é curto (caso em que a maioria das pessoas que estão no mercado de trabalho se enquadram).

Já na viagem com o Trailer, o trajeto é parte integrante da experiência. Você se propõe a ir mais devagar, descobrindo locais e atrativos que muitas vezes nem estão "mapeados" pelos sites de turismo.

Percebam que as diferenças entre elas já tornam difícil a tarefa de compará-las. Haverá ainda aqueles que preferirão uma em detrimento da outra, simplesmente por uma questão de gosto pessoal.

Porém, quando se possui um veículo de recreação (RV) seja trailer ou motor-casa, é possível viver AMBAS.

Recentemente fomos convidados a participar de uma viagem para uma cidade distante (mais de 2.000 Km de casa). No total seriam quase vinte pessoas viajando juntas (todos são parentes nossos).
O objetivo da viagem é viver a experiência EM FAMÍLIA, nesse caso, perderia um pouco o sentido irmos com o Trailer, já que passaríamos mais tempo longe do que perto das pessoas. Então nem cogitamos essa possibilidade. 

Mas ficou uma pontinha de curiosidade... sobre a comparação de custos.

Então (secretamente) caí nas planilhas eletrônicas para fazer o comparativo. Cálculos pra cá, fórmulas pra lá, mede distâncias no google maps, faz cotações de passagens etc, etc. Cheguei a alguns resultados interessantes.

Lembram quando mencionei acima que existem muitas variáveis envolvidas. Isso é a mais pura verdade. Nem queiram saber quantos itens eu inserí nessas planilhas.

Indo direto ao ponto: Percebi que existem duas variáveis que se destacam das outras e resumem bem a questão da "vantagem econômica", São elas: Custo de transporte e Tempo de permanência. 

Definições:

Custo de transporte = Ct : É o quanto (R$) você irá pagar para se deslocar (com sua família) do ponto "A" para o ponto "B", de Avião (passagens) ou Trailer (combustível + pedágios);

Tempo de Permanência = Tp : Significa quantos dias você terá livres para ficar no destino curtindo o passeio. Em outras palavras: Quantas diárias de hospedagem pretende utilizar.

Inicialmente comecei comparando os valores da hospedagem e a "balança" pendeu para o Trailer, já que os Campings têm diárias bem menores que hotéis (neste caso cerca de 1/3 do valor).
Em seguida, pesquisei valores das passagens aéreas (com bastante antecedência da data de embarque) comparando com os valores de pedágios e do consumo de combustível para ir e retornar. (Este dado tem que ser apurado para cada conjunto carro+trailer. Obtive as médias acompanhando nosso consumo em viagens).
Nesse ponto a balança pendeu para a opção Avião/Hotel, equilibrando o "jogo". 

O alto valor dos combustíveis, somado aos vários pedágios do trajeto (na ida e na volta) acabaram "consumindo" a economia que teríamos na hospedagem.

Sem querer, acabei descobrindo uma "distância de equilíbrio", onde as duas opções custaram aproximadamente o mesmo valor.
É importante reforçar, este cálculo foi muito específico para esta viagem (duração, distância, pedágios etc). Alterando-se qualquer uma das variáveis o resultado mudaria.

Como estamos ainda nos tempos de "correria", trabalhando e estudando é preciso ficar atento para aproveitar as oportunidades. 

Considerando, por exemplo, uma situação de Feriado prolongado (algo bastante comum). Para o nosso conjunto o cálculo apontou que:

- Viagens com distância superior à 650 Km (aprox. 12 horas de Trailer) a opção do avião torna-se mais interessante.

- Já para distâncias inferiores à esta, o Trailer torna-se mais vantajoso.



Veja que existem MUITAS opções de destinos que estão dentro deste "círculo" mostrando que temos sim como aproveitar bastante o nosso Trailer usando os feriados do ano.

Caso a programação de viagem seja para um período de férias, ou mesmo se os felizardos viajantes forem aposentados, a viagem pode ser "extendida" (por haver mais tempo disponível). Então o diâmetro deste "círculo ideal" poderá aumentar significativamente.

Conclusão:

Seja de Trailer ou Avião o importante é curtir o passeio. A vantagem econômica dependerá, caso a caso, dos famigerados "Ct" e "Tp". Que até outro dia eu nem conhecia, mas que agora irei observar atentamente!

Até breve!
Nos vemos por aí.

F.S.N.

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