Curiosidades

SOBRE O TRAILER BARTOLOMEU! (KC-520-B)

- Quando pessoas, que conhecem um pouco sobre o universo automobilístico, escutam o nome Karmann-Ghia, quase sempre pensam de imediato no belo Coupê criado pela Volkswagem alemã lá na década de 50.
Produzido pela Volkswagen, porém montado pela empresa Karmann (da Alemanha) e com design assinado pela empresa Italiana "Carrozerias Ghia". Daí o nome "Karmann-Ghia"".

- Um fato menos conhecido talvez, foi que este nome foi adotado pela fábrica que o produziu aqui no Brasil: A "Karmann-Ghia do Brasil". 

                                              Karmann-Ghia em São Bernardo do Campo-SP.

- Além desse charmoso veículo, ela produziu, uma ampla gama produtos dentre os quais vários modelos de trailers de turismo e também a famosa Kombi-Safari, um dos Motorhomes mais icônicos do Brasil (talvez do mundo).

Kombi Safari

- Infelizmente, em 2016, a fábrica acabou por decretar falência. (Não abordarei aqui os motivos, mas sem dúvida algo lamentável).

- Nosso querido trailer, apelidado de Bartolomeu, é um dos muitos produzidos por esta empresa. Seu nome comercial é KC-520-B.


- O número "520" refere-se ao comprimento do Trailer (descontando-se a lança) que é de aproximadamente 520 cm.

- O índice "B" refere-se à sua planta interna. (Ou seja, há também o 520-A, que é igual por fora, mas com uma planta interna diferente).




- Já o "KC" é o índice usado pela empresa Karmann-Ghia. (Creio que não utilizaram o "KG" para não causar confusão com a sigla de "Kilograma", mas isso é teoria minha, baseado na imaginação e mais nada  😉).

- O modelo KC-520 é considerado um dos mais seguros da sua geração pois é relativamente pequeno, mas conta com eixo duplo, o que torna seu "rodar" mais estável.

- Quando digo "seguro" estou me referindo ao fenômeno chamado "pêndulo", que pode acontecer quando o trailer está sendo rebocado, especialmente se o condutor aumentar demais a velocidade.
Pêndulo: Oscilação lateral do trailer.
- Este fenômeno pode causar sérios acidentes. Por isso o eixo duplo "segura" melhor o trailer no seu trajeto e diminui tal risco.

- Mas, se você estava se animando coma a idéia de viajar de trailer e não gostou dessa estória de "acidente"...

- Não precisa se alarmar. Mantendo-se a velocidade adequada, mesmo os trailers de eixo simples são bastante seguros.
- Como SEMPRE, a consciência do Condutor em dirigir defensivamete faz toda a diferença.

-Voltando ao tema do nosso Trailer:
- As informações que tivemos sobre sua "vida pregressa" dão conta de que ele passou muitos anos estacionado em MG, onde seu proprietário o utilizava apenas para pernoite em uma chácara da família.
- Ele foi reformado e veio parar diretamente numa revenda de caminhões bem próxima da nossa residência. Daí para frente já é possível imaginar o que aconteceu certo?  😊

- É emocionante ver um desses modelos históricos voltando às estradas.  Agora quando saímos em viagem (levando a nossa "casinha"), estamos indo em busca de momentos alegres e especiais, mas também estamos revivendo um pouquinho da história da Indústria do Caravanismo no Brasil!

-E aí? ficaram curiosos sobre os modelos de trailers da Karmann-Ghia do Brasil?
-Querem saber mais sobre eles? E sobre a Kombi Safari?

- No site Macamp.com.br, eles compilaram um acervo excelente sobre todos estes modelos e muitos mais. Você pode conferir tudo nos links abaixo:
Acervo de Trailers Karmann-Ghia

Acervo sobre a Kombi Safari 

- Espero que tenham curtido as curiosidades.
- Até Breve! Nos vemos por aí!

-F.S.N.

Nenhum comentário:

Postar um comentário