sábado, 21 de julho de 2018

2018-PORTO SEGURO-BA (Final).

Olá galera! vamos agora para a etapa final da nossa viagem. A volta pra casa!
Destaque para dois assuntos importantes: A parte mecânica (revisão) e o suporte para quem pretende viajar!

Vamos nessa!

Como comentei no tópico anterior, nós aproveitamos bastante nossa estadia em Porto Seguro.
No último dia (Domingo 10-06-18) uma chuva bem intensa veio para fechar o final de semana e marcar a nossa volta pra casa.
Na segunda (Dia 11-06-18) desmontamos o acampamento ainda embaixo de forte chuva.

A VOLTA E A PANE:

Deixamos o Camping Mundai às 8:30 da manhã, uma rápida passagem para abastecer e "bora" para a estrada.
Tudo correu muito bem até por volta de 14:00.

Minha tripulação estava cochilando após termos almoçado e eu seguia tranquilo ouvido minha playlist de vigem.
De repente, a música começou a falhar. No início pensei que seria algum problema de conexão com o pendrive. Como o problema parecia persistir desliguei o som.

Pouco depois observei o relógio digital que fica acima do retrovisor notei que os números pareciam estar um tanto "apagados".
Na minha mente acendeu o "alerta" podemos estar com problemas na parte elétrica. No painel do carro, no entanto, não estava aceso o sinal indicativo de problema na bateria.

Desliguei os faróis e, assim que o fiz, os números do relógio "acenderam".

Nós ainda não havíamos chegado ao Espírito Santo e eu fiquei bastante apreensivo.
Tentei manter a calma e consegui chegar ao estado onde a BR-101 está concedida a uma empresa privada.
Além da qualidade da pista melhorar, temos os S.A.U's (Serviços de Apoio aos Usuários). Paramos no primeiro que encontramos.

Com um multímetro, verifiquei que a carga da bateria estava baixa. Ela estava realmente baixa.
Como estávamos em movimento quando o problema se manifestou, suspeitei (e depois foi confirmado) de algum problema no alternador.

O DEFEITO:

Nesse ponto preciso fazer uma pequena explicação do quê é, e para que serve o alternador.

Quando falamos da parte elétrica de um automóvel, o primeiro elemento em que pensamos é a Bateria.
De fato é a bateria que fornece energia para alimentar todos os dispositivos eletro-eletrônicos e até mesmo alguns dispositivos do próprio motor do veículo.
Porém, algo facil de perceber, é que toda bateria perde carga a medida que está sendo usada, e aí temos a importância do alternador.

O Alternador é uma máquina que, de forma simplificada, transforma a energia cinética da rotação do seu eixo em energia elétrica pela "magia" do eletro-magnetismo.

Com o veículo em movimento a rotação originada no motor é transferida para o eixo do alternador (por correias e polias) que por sua vez irá transformar esse movimento em energia, carregando a bateria continuamente.
Caso ocorra algum defeito, esse carregamento cessa e a bateria será consumida até não conseguir mais manter o funcionamento do motor.

Era exatamente o que estava ocorrendo conosco.

Procuramos uma auto-elétrica no caminho porém sem sucesso. As que encontramos estavam lotadas, ou não tinham as peças necessárias para reparar o alternador.

Com a bateria sendo consumida cada vez mais, conseguimos chegar ao município de Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo.
Quando o motor apagou, parou de vez.

A AJUDA DAS PESSOAS NA ESTRADA:

Nesse ponto nós contamos com a ajuda de pessoas que passavam pela estrada. E principalmente tivemos o apoio do pessoal do posto da Rede Ferrari de Braço do Rio e da Churrascaria "O Costelão".
Nós haviamos parado nesse posto no trajeto de "ida". Quando passamos o pessoal ficou curioso e perguntaram sobre o Trailer, conversamos um pouco lá, por isso eles não eram totalmente desconhecidos.

Precisávamos tomar uma decisão sobre como proceder:
- Tentaríamos continuar para chegar em casa;
- Ou se precisaríamos dormir no Trailer para tentar resolver o problema no dia seguinte.

Optamos por chegar em casa, já havia anoitecido e todos estávamos bem cansados tanto pela duração da viagem quanto pela tensão causada pela pane.
Além disso peças para nosso carro poderiam não ser encontradas facilmente nas cidades próximas.

SEGURO VEICULAR - AUTO-SOCORRO.

Uma das coisas que todo viajante precisa levar em consideração é a contratação de um bom seguro veicular.
Nessa situação acionei o nosso seguro e em cerca de 40 minutos chegaram ao local o Guincho e o Taxi para conduzir nossa família para casa, tudo pago pela seguradora.

Foi difícil deixar o Bartô estacionado no Posto pois não tínhamos como trazê-lo naquele momento.
Porém o pessoal, tanto do restaurante quanto do posto, nos tranquilizaram de que o local é bem seguro e que com certeza não haveria problema.

E foi assim que chegamos em casa. Um pouco cansados, mas em segurança.

No dia seguinte o problema do alternador foi identificado.
Os rolamentos que suportam o eixo apresentaram defeito (segundo informações da oficina que fez o reparo). Eles são os elementos destacados na imagem a seguir (Roller Bearing).

Após resolver o problema, fui imediatamente buscar o Bartô e trazê-lo em segurança de volta para casa.

FINAL FELIZ E LIÇÕES APRENDIDAS:

Algumas das lições aprendidas com esta viagem que posso enumerar são:

1º - Sempre reservar UMA SEMANA ANTES DE VIAJAR para revisão mecânica tanto do carro quanto do Trailer, mesmo que você tenha viajado há pouco tempo.
2º - Tenha sempre o plano de contingência (Plano "B") para situações inesperadas. (Como a assistência do Seguro, nesse caso);
3º - Procure contar sempre com informações e dicas de outros Campistas sobre Postos e pontos de apoio ao longo do trajeto desejado, isso pode ser SUPER ÚTIL.

E assim encerro mais um relato!
Novamente agradecendo a todos que nos ajudaram, especialmente às equipes do Posto Rede Ferrari de Braço do Rio e da Lanchonete e Restaurante O Costelão, que foram super atenciosos e prestativos conosco.

Um forte abraço e até a próxima!