terça-feira, 16 de janeiro de 2018

BANHEIRO NO TRAILER - COMO É?

Saudações pessoal!

 Hoje falaremos brevemente sobre um tópico que desperta muito a curiosidade das pessoas: Banheiro no Trailer.

 Sim, há banheiro interno no Trailer (e até bem completo).
 Não apenas nos trailers como também em vários modelos de Motorhomes.
 Esses banheiros são funcionais e suprem tranquilamente a demanda da família que está acampando. 
 Água quente, pia e vaso privativos. Alguns, não deixam nada a desejar quando comparados com banheiros residenciais...


 É claro que, por uma questão de espaço, eles precisam ser menores que os domésticos.

 O funcionamento do chuveiro (e da pia), o aquecimento da água e etc, têm caractarísticas interessantes mas, o que realmente desperta a curiosidade das pessoas é O VASO SANITÁRIO.

Como funciona? Pra onde "as coisas" vão? (crianças especialmente, ficam fascinadas). 
 Por isso nesta análise irei focar neste item, que embora simples, é muitíssimo importante.

 Algumas pessoas não se sentem à vontade para externar suas "necessidades" em banheiros compartilhados. Há casos em que a simples suspeita de que há uma pessoa entrando no banheiro já causa a "interrupção involuntária" do processo de alívio.

 Em uma viagem longa isso pode ser um problema sério.

 Pensando no bem estar da nossa aventura, procuramos, desde o início, opções de trailers com Banheiro.

 Durante a pesquisa ficamos maravilhados com alguns banheiros decorados como o exibido acima. Porém, quando começamos a nos aprofundar um pouco mais sobre o seu funcionamento descobrimos algumas informações que foram muito relevantes para nós (e espero que sejam também para vocês).

 Como o Bartô tinha um banheiro menor e mais simples, pensamos de imediato em reformá-lo. Sou engenheiro civil, e é da minha natureza, buscar entender cada sistema para conseguir estimar o custo-benefício de uma possível reforma, bem como, antever os possíveis impactos da manutenção das novas instalações.


 Para "nivelarmos" as informações gostaria de explicar que, embora sejam diferentes os vasos sanitários (residenciais) e os vasos para trailers têm algo em comum: Todos eles precisam dar passagem aos detritos, afastando-os do ambiente interno e encaminhá-los para sua destinação final sem permitir a volta de cheiro, gases ou de insetos.

 A diferença está no fato de que, por estar em um "veículo", os dos trailers não podem ficar diretamente ligados à rede pública de esgotos ou à uma "fossa" tradicional. Ficam então conectados a um tanque próprio para acúmulo de resíduos. Chamamos de "Reservatório de Detritos",ou em inglês "black-water holding tank".



  Os dois tipos principais de vasos são: Os Fixos e Os Portáteis.



Os "Fixos":
 Se assemelham com os vasos residenciais, por este motivo possuem melhor estética e costumam agradar bastante visualmente.
 A descarga é feita através de um pequeno pedal (ou alavanca) que aciona o mecanismo de água pressurizada pela bomba.
 Seu tanque fica situado abaixo do assoalho. O mesmo poderá ter diferentes tamanhos e presisa ser esvaziado, obrigatoriamente, em pontos próprios para esse fim.

Os "Portáteis": 
 São mais simples que os anteriores (e no início confesso que tive um certo "preconceito" com eles).
 Sua capacidade de armazenamento é menor, porém ele pode ser movimentado livremente. (É importante dizer que apesar disso ele é bastante estável e não "tomba" em nenhuma direção enquanto utilizamos).
 Possui uma válvula de fechamento que veda o tanque e não permite a passagem de odores
 Para tratar os resíduos utiliza-se um produto específico que dissolve os sólidos e elimina cheiros (quando abrimos a válvula). Após esse tratamento pode-se descartar o efluente manualmente.


ANALISANDO AS OPÇÕES:

 IMPORTANTE: As considerações feitas aqui são específicas para a nossa realidade. Em outros casos, a conclusão pode ser diferente. Tudo depende da situação de cada família.

- Para instalar o vaso fixo, no caso do Bartô, seria preciso adquirir o Vaso, as fixações e o tanque de detritos, além de promover a instalação (que só poderia ser feita por um profissional experiente).

- O custo (apenas a aquisição do Vaso) mostrou-se muito elevado para o nosso orçamento na época (alguns modelos custavam cerca de 10 vezes o valor do Vaso portátil).
- Tudo isso sem contar os valores do reservatório de detritos, das conexões e da mão-de-obra para instalação (na verdade, não chegamos nem a orçar estes itens).

- Adicionalmente sua instalação traria alguns complicadores:

a) Abertura de furos: Para que o vaso tivesse comunicação com o tanque, teríamos que furar o assoalho do banheiro. Todo furo criado na estrutura do trailer, representa possibilidade de problemas (sejam infiltrações ou perda de resistência). Mesmo quando executado por profissional competente.

b) Equipamentos adicionais: Para seu funcionamento são necessárias outras instalações (bomba, tubulações etc);

c) Dificuldade para descarte: Embora leve mais tempo para encher seu reservatório (que geralmente é bem maior) os locais próprios para descarte de resíduos ainda são raros. Especialmente nos Campings da nossa região.

d) Maior risco de defeitos: O Tanque de detritos, fica posicionado abaixo do assoalho do trailer (onde fica também o reservatório de água potável). Essa região está sempre sujeita às condições ruins de nossas estradas. Raspar o fundo por conta de buracos, ou serem atingidos por fragmentos de metais e(ou) pedras etc.). Isso me atentou para algo simples: Se um tanque representa uma chance de danos, ter dois tanques significa, no mínimo, o dobro de chances.

- Por outro lado, a opção pelo portátil trazia as seguintes vantagens:

a) Preço: Ter o banheiro totalmente funcional com uma fração do valor de aquisição do Vaso fixo,

b) Dispensa instalações adicionais: Como ele vem pronto para usar, poderíamos eliminar todos os custos com aquisição e instalação de tanques, bombas e afins.

c) Facilidade de descarte: Embora tenha capacidade de reservação menor, isso é compensado pela facilidade de esvaziamento, pois o mesmo pode ser esvaziado em qualquer vaso sanitário comum. (que existem em praticamente todos os Campings estruturados).

d) Manutenção fácil: Mesmo que o produto apresentasse algum problema ou defeito (o que até hoje não aconteceu) nós poderíamos substitui-lo por outro vaso portátil novo. Poderíamos fazer isso várias vezes para igualarmos o custo de Um único vaso Fixo.

- Depois de ponderar, optamos pelo vaso portátil e posso dizer que não estamos arrependidos.
- Para tomarmos esta decisão pesou bastante um excelente Review de equipamentos feito pelo Site macamp.com.br que descreveu detalhes de uso do Vaso portátil.
- Deixarei link abaixo para quem quiser conhecer melhor o produto.


- Despeço-me por aqui!
- Um forte Abraço! e
- Nos vemos por aí!

F.S.N.

Nenhum comentário:

Postar um comentário