terça-feira, 1 de maio de 2018

TURBULÊNCIA E DESLOCAMENTO DE AR

- Olá pessoal! como estão?
- Hoje falaremos de um assunto muito interessante: Turbulência nas estradas.



- Essa é uma postagem um pouquinho diferente do usual.

_ Eu gosto bastante de ciências, e acho muito legal trazer esse tema para o fora das salas de aula e direto para o nosso dia a dia.
_ Então vamos lá.
_ Estamos todos mergulhados em um FLUIDO!
_ É isso mesmo, não costumamos pensar no ar como um fluido mas é exatamente isso que ele é.

_ Numa definição mais "física" temos que:
_ "Um fluido é uma substância que se deforma continuamente quando submetida a uma tensão... não importando o quão pequena possa ser essa tensão. ... os fluidos incluem os líquidos, os gases, os plasmas e, de certa maneira, os sólidos plásticos."(1)

_Veículos se deslocando pelas ruas e estradas estão constantemente criando ondas de pressão que se propagam e atingem os outros veículos.

_ Motociclistas sentem as variações e impactos do deslocamento de ar com muito mais intensidade.

_ OBS: inclusive encontrei um texto muito bacana para motociclistas, recheado de informações e vou deixar ao final a referência do texto (2).

_ Porém, ao rebocarmos um trailer nós podemos (e iremos) sentir seus efeitos.

_ O primeiro efeito que sentimos é no BOLSO. Sim a resistência do ar sobre o conjunto afeta diretamente o consumo de combustível (3).

_ Quando um objeto se movimenta estando imerso num fluido ele sofrerá uma resistência. Basicamante ele estará empurrando o fluido "para fora" do seu caminho, gerando uma TURBULÊNCIA (4).

_ Dependendo do formato desse objeto, ele pode deslocar o fluido com menos turbulência. Os veículos são projetados assim para serem mais eficientes, é o princípio da aerodinâmica automotiva. (5)

_ As interações com outros veículos também são importantes.

_ Os caminhões e ônibus possuem um tamanho considerável e atualmente possuem motores fortíssimos que os permitem atingir velocidades altas.


_ Consequência disso é que todos os que compartilham as estradas com eles acabam sendo "atingidos" pela sua turbulência.

Vejamos um exemplo comum:

Um caminhão ultrapassa o conjunto (carro + trailer):

No primeiro momento, a pressão do ar "empurra" o trailer na direção do acostamento.

No entanto, após a passagem completa, a pressão de ar "inverte" seu sentido, literalmente "puxando" o trailer para o centro da pista.


Essa força de "empurra e puxa" pode fazer com que o trailer entre em "pêndulo", um movimento cíclico e progressivo que pode levar ao capotamento do conjunto.

PRINCIPALMENTE SE O CONJUNTO ESTIVER ACIMA DA VELOCIDADE MÁXIMA RECOMENDADA E SE A DISTRIBUIÇÃO DE PESO INTERNA (DO TRAILER) ESTIVER CONCENTRADA NA TRASEIRA.


Nesse caso quem faz o "papel" do golpe de ar é o "dedo" do rapaz que empurra o modelo lateralmente.

Quando o conjunto entra nesse movimento o risco é alto.

Entender os fatores que podem causar acidentes é fundamental para que possamos evitá-los.

Vamos encerrar por aqui.
Espero que tenham gostado.
Nos vemos por aí.
Até apróxima.

F.S.N 

REFERÊNCIAS:






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