- Olá pessoal! como estão?
- Hoje falaremos de um assunto muito interessante: Turbulência nas estradas.
- Essa é uma postagem um pouquinho diferente do usual.
_ Eu gosto bastante de ciências, e acho muito legal trazer esse tema para o fora das salas de aula e direto para o nosso dia a dia.
_ Então vamos lá.
_ Estamos todos mergulhados em um FLUIDO!
_ É isso mesmo, não costumamos pensar no ar como um fluido mas é exatamente isso que ele é.
_ Numa definição mais "física" temos que:
_ "Um fluido é uma substância que se deforma continuamente quando submetida a uma tensão... não importando o quão pequena possa ser essa tensão. ... os fluidos incluem os líquidos, os gases, os plasmas e, de certa maneira, os sólidos plásticos."(1)
_Veículos se deslocando pelas ruas e estradas estão constantemente criando ondas de pressão que se propagam e atingem os outros veículos.
_ Motociclistas sentem as variações e impactos do deslocamento de ar com muito mais intensidade.
_ Motociclistas sentem as variações e impactos do deslocamento de ar com muito mais intensidade.
_ OBS: inclusive encontrei um texto muito bacana para motociclistas, recheado de informações e vou deixar ao final a referência do texto (2).
_ Porém, ao rebocarmos um trailer nós podemos (e iremos) sentir seus efeitos.
_ O primeiro efeito que sentimos é no BOLSO. Sim a resistência do ar sobre o conjunto afeta diretamente o consumo de combustível (3).
_ Quando um objeto se movimenta estando imerso num fluido ele sofrerá uma resistência. Basicamante ele estará empurrando o fluido "para fora" do seu caminho, gerando uma TURBULÊNCIA (4).
_ Dependendo do formato desse objeto, ele pode deslocar o fluido com menos turbulência. Os veículos são projetados assim para serem mais eficientes, é o princípio da aerodinâmica automotiva. (5)
_ As interações com outros veículos também são importantes.
_ Os caminhões e ônibus possuem um tamanho considerável e atualmente possuem motores fortíssimos que os permitem atingir velocidades altas.
_ Consequência disso é que todos os que compartilham as estradas com eles acabam sendo "atingidos" pela sua turbulência.
Vejamos um exemplo comum:
Um caminhão ultrapassa o conjunto (carro + trailer):
No primeiro momento, a pressão do ar "empurra" o trailer na direção do acostamento.
No entanto, após a passagem completa, a pressão de ar "inverte" seu sentido, literalmente "puxando" o trailer para o centro da pista.
Essa força de "empurra e puxa" pode fazer com que o trailer entre em "pêndulo", um movimento cíclico e progressivo que pode levar ao capotamento do conjunto.
PRINCIPALMENTE SE O CONJUNTO ESTIVER ACIMA DA VELOCIDADE MÁXIMA RECOMENDADA E SE A DISTRIBUIÇÃO DE PESO INTERNA (DO TRAILER) ESTIVER CONCENTRADA NA TRASEIRA.
Nesse caso quem faz o "papel" do golpe de ar é o "dedo" do rapaz que empurra o modelo lateralmente.
Quando o conjunto entra nesse movimento o risco é alto.
Entender os fatores que podem causar acidentes é fundamental para que possamos evitá-los.
Vamos encerrar por aqui.
Espero que tenham gostado.
Nos vemos por aí.
Até apróxima.
F.S.N
REFERÊNCIAS:
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