quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

SOBRE OS TAMANHOS DOS TRAILERS (P, M ou G ?)

- "Nossa! o trailer de vocês é ENORME!"... Essa foi a exclamação de uma querida amiga, quando veio nos visitar para conhecer o Bartô.
- Bem... embora lisongeado, tenho que admitir: Ele não é "mini", mas também não é tão grande assim.

- Aqui no nosso estado (Espírito Santo) existe uma "comunidade" campista/caravanista com certa tradição. A TOCA (Associação Capixaba dos Proprietários de Veículos de Recreação) reúne e busca integrar estas pessoas promovendo encontros, disponibilizando dicas de locais para acampar, roteiros, entre outros. Contudo, ainda é raro nos depararmos com trailers rodando por nossas estradas. Por isso é compreensível que as pessoas desconheçam a variedade de tamanhos e tipos de equipamentos.

- Então chegamos ao nosso tema central de hoje: Como definir se o trailer é grande ou pequeno?

- Já direi logo de cara: Não existe uma classificação oficial (P, M ou G) para os trailers. Mas observando e pesquisando sobre eles, creio que podemos sim classificá-los. 

- Então vamos lá! Faremos a nossa "Classificação genérica de tamanhos" levando-se em conta, basicamente, o Comprimento.

TRAILERS PEQUENOS (P):
- São trailers que têm menos de 5,0 m. Geralmente podem ser rebocados até por carros de passeio (sempre com os devidos cuidados). 





-Um caso especial e digno de menção nessa classe são os "mini-trailers". Os do tipo Lágrima (tear-drop), por exemplo, são mais comuns no exterior, porém recentemente estão ganhando espaço aqui também.




- Lá fora, acreditem, há modelos que podem ser rebocados até por motos.


(Obs importante: No Brasil acredito que o Código de trânsito não autoriza que as motos reboquem. Porém em outros países isso pode ser permitido). Se você tem mais conhecimento sobre a nossa legislação de trânsito e pode contribuir conosco, fique a vontade! Poste informações nos comentários! 😉

TRAILERS MÉDIOS (M):

- Entre 5,0m e 7,0m de comprimento podemos classificar os trailers como "médios". Nesse grupo existem muitos modelos. Sejam os tradicionais (antigos) ou mesmo trailer novos como o requintado Turiscar 6.5 produzido pela Santo Inácio. Ele é um exemplar da "nova geração" de trailers brasileiros.




TRAILERS GRANDES (G):


- Acima de 7,0m começamos a ver os "pesos-pesados" da categoria, tais como o KC-770 da Karmann Ghia (7,7 metros) ou o Turiscar Imperial (8,6 metros) !


Karmann-Ghia KC-770, maior modelo da empresa.

Turiscar Imperial, foto do site Macamp, sendo tracionado por um Dodge Dart 1979.

-Percebam que mesmo os modelos grandes eram rebocados por carros tipo "Sedan". Não sendo obrigatório o uso de caminhonetes.

Modelo do veículo que aparece tracionando o Turiscar Imperial, na foto anterior, um Dodge Dart Coupê.
- Mas sem dúvida o "gigante" brasileiro é o Turiscar Monterrey (ou Quinta-Roda)!

Produzido até meados da década de 90, seus 11(onze) metros de comprimento o colocam no "topo da lista" na nossa classificação. É praticamente um "hotel sobre rodas".

Sua articulação com o veículo tracionador nem pode ser feita com um engate (como os trailers comuns). Mas sim através de um grande "pino" preso a um suporte fixado na caçamba. (assemelha-se com a articulação das carretas).

Concluindo:
- A despeito da nossa "brincadeira" de classificar os trailers ser divertida, "Grandes" ou "Pequenos" são conceitos que trazem um toque de subjetividade. 

- Para um motociclista solitário, por exemplo, um trailer de 3 lugares pode ser um equipamento "Grande". Tudo vai depender das características e particularidades de quem pretende utilizá-los.

Bem pessoal, espero que tenham gostado da postagem e das curiosidades.
Querem saber mais sobre os temas comentados?

Vou deixar links abaixo para vocês visitarem!





Forte abraço a todos!
Até breve! Nos vemos por aí!
F.S.N.

Nenhum comentário:

Postar um comentário